top of page

Santa Rosa de Lima sediará oitava edição de Seminário Estadual de Agroecologia

Em Santa Rosa de Lima, o seminário ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.

Santa Rosa de Lima sediará pela primeira vez uma edição do Seminário Estadual de Agroecologia. O evento, que está em sua oitava edição, é realizado a cada dois anos por entidades representativas, associações, cooperativas e movimentos sociais ligados à agricultura familiar e à agroecologia. A última cidade que recebeu o encontro foi Porto União, no Planalto Norte catarinense.

Trata-se de um evento importante para o setor. Em que costuma ter um público superior a 1,5 mil participantes – entre agricultores, técnicos, acadêmicos, extensionistas, pesquisadores e demais interessados na temática da agroecologia – de Santa Catarina e outros estados do Brasil. Palestras, exposições, minicursos, oficinas temáticas, feiras e apresentações culturais fazem parte da programação.

O município de Santa Rosa de Lima, detentor do título de Capital Catarinense da Agroecologia, liderará o processo de organização do seminário por meio de parceria entre prefeitura, Agreco, CooperAgreco, Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, cooperativa de crédito Cresol e outras entidades locais, juntamente com as demais instituições e movimentos sociais de nível estadual e nacional ligados ao setor.

Na última terça-feira, dia 7, representantes destas entidades estiveram reunidas no gabinete do prefeito Salésio Wiemes. Na ocasião, foram discutidos temas, possíveis palestrantes e definidas a estrutura necessária para a realização do seminário. “A ideia de se realizar o Seminário de Estadual de Agroecologia em Santa Rosa de Lima foi proposta inicialmente pelo deputo estadual Padre Pedro Baldissera, que é um dos grandes defensores da agricultura familiar e da agroecologia. Desde estão, fomentamos essa ideia e já estamos avançando na organização do evento”, conta o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento Sebastião Vanderlinde, que também é agricultor ecológico.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de sediar este seminário, que já se tornou um evento itinerante de grande importância para a agricultura familiar. Santa Rosa de Lima, Capital da Agroecologia, é pioneira na produção de alimentos orgânicos aliada à preservação ambiental”, comemora o prefeito Salésio Wiemes. “Será uma grande chance para contribuirmos ainda mais para o desenvolvimento e o fortalecimento da agroecologia na nossa cidade e em todo o estado e de, mais uma vez, enaltecer a importância de Santa Rosa de Lima para este setor em nível estadual e nacional”, conclui.

Colegiado de assessores de comunicação elege nova diretoria e faz planejamento para 2016

 

 

Assessores de comunicação de municípios associados da AMUREL fizeram hoje de manhã (18) a primeira reunião do ano com o intuito de eleger a nova diretoria do Colegiado de Assessores de Comunicação dos Municípios da Amurel (Cogecom) e discutir o planejamento para 2016. A pauta principal foi o planejamento para a realização do seminário Propaganda e Publicidade nas Eleições 2016 – As mudanças impostas pela nova legislação, marcada para dia 27 de abril, às14 horas, no auditório da AMUREL. O evento será voltado prioritariamente para procuradores jurídicos, assessores de comunicação das prefeituras e câmaras, prefeitos, vices e secretários municipais. O palestrante é Cássio Medeiros de Oliveira, advogado, professor universitário e servidor público na Prefeitura de Tubarão. Outra autoridade no assunto está sendo contatada e pode vir a compor a mesa. A princípio, o conteúdo programático definido é: participação de candidatos em programas de rádio e TV; participação de candidatos na propaganda de rádio e TV; propaganda eleitoral; propaganda antecipada; propaganda eleitoral na internet. Este conteúdo pode vir a ter acréscimos de assuntos a serem abordados. O tema deste seminário foi sugerido por diversas pessoas através do portal da AMUREL, que contém um baner para coleta de sugestões, para as mais diversas áreas da gestão pública.

Eleição da diretoria

O jornalista André Bianchini, assessor de Santa Rosa de Lima foi mantido no cargo de coordenador do colegiado por mais um ano, Álvaro Dalmagro, do município de Capivari de Baixo foi escolhido vice-coordenador,  Jaison Fontana, de Treze de Maio é o novo 1º secretário, e Bertoldo Weber, do município de São Ludgero, o 2º secretário.

Além destes temas, foram tratados diversos outros assuntos pertinentes à atuação da categoria, como a nova lei eleitoral em vigor e as mudanças de comportamento que elas provocam, Diário Oficial dos Municípios (DOM), Transparência Municipal, Lei de Acesso a Informação, portais municipais e gerenciadores de conteúdo, mídias sociais e possibilidades e restrições nas eleições deste ano.

 

 

bottom of page